Sustentacto #02 – Rede de Cidades Criativas da Unesco (Cidades do Design)

Para ser uma cidade criativa, um lugar precisa dar voz a sua população, criando laços, reconhecimento e pertencimento. A origem das cidades cosmopolitas é basicamente o mesmo, como receita de bolo. Coloque mais de um milhão de habitantes, 100% dos corpos hídricos locais impactados, sistemas de transporte público em constante atualização por conta da demanda crescente.

Essas para listar algumas, das diversas mais que fazem com que as grandes cidades sejam  “irmãs”. E dessa irmandade nasce a interessante oportunidade de desempenhar em rede, uma teia de soluções para os problemas em comum. E vai além, torna culturalmente viável o intercâmbio.

Os setoriais criativos definidos pela Unesco, são Cinema, Design, Literatura, Música, Dança, Artesanato e  Artes digitais. E cada cidade que compõe esta rede de cidades criativas da Unesco se candidata com um título desses.

Mais de 180 cidades estão nessa. Cada uma com sua originalidade e também mais do mesmo. Imagina que delícia criativa a possibilidade de intercâmbio entre 72 países?