V+M Pesquisa#2 – Metáforas políticas

O Visual+mente apresenta o Grupo de Estudos: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade. Neste segundo encontro, Ricardo Cunha Lima (UFPE) debateu “metáforas políticas, como elas nos dividem”​.

Tivemos como base um texto que introduziu o grupo à teoria das metáforas cognitivas, proposta por George Lakoff e Mark Johnson em “Metáforas da Vida Cotidiana”, considerando sua aplicabilidade em questões políticas. O texto, cuja teoria e linguagem são bastante acessíveis, foi retirado do livro “Don’t think of an elephant” de Lakoff. É uma abordagen voltada à práxis, com a intenção de provocar um engajamento político consciente do seu leitor. 

Durante a conversa debatemos muito o papel da ilustração e cartum como metáfora, procurando entender como a comunicação visual metafórica dialoga com o seu público leitor.

O encontro foi mediado por Rafael Efrem (IFPB), com a participação de Marcos Beccari (UFPR), Daniel Bueno (EBAC), Alex Torres, Hana Luiza e muitos outros membros do grupo.

O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e participação dos membros do grupo. Os encontros ocorrem às quintas-feiras,14hs, via Meet, e encerram em outubro de 2024.

As inscrições no grupo devem ser feitas pelo preenchimento de formulário do google forms. Encontre o formulário, o texto da bibliografia e muito mais no link abaixo:

Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade

Obs: Por uma restição de tempo, o programa foi editado e não incluímos tudo que foi debatido durante o encontro.